quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

VOCÊ JÁ DISSE: “DESTA ÁGUA NUNCA BEBEREI”?


Você já usou essa frase e , quando menos esperava, viu-se com o copo na mão, bebendo da água sobre a qual havia dito que jamais beberia? Pois é, acontece com muita freqüência. Pensamos: “Jamais farei tal coisa!”... e acabamos por fazê-la. Isso acontece porque, ainda na infância, ao passarmos por alguma situação negativa com nossos pais, educadores ou alguma pessoa de nossa convivência, prometemos a nós mesmos nunca repeti-las. Ou, ao vivermos com nossos pais circunstâncias de agressão, cobrança ou comparação, afirmamos que, quando crescermos, nunca iremos agir da mesma maneira com nossos filhos. Fazemos propósitos como este: “Eu nunca falarei agressivamente com meu filho!”; ou : “Não cobrarei tanto,serei mais amigo, escutarei mais...”
Essas situações que lhe causaram tanta mágoa na infância estão todas registradas em seu inconsciente, esperando o momento oportuno para a revanche. E, quando já na idade adulta você se encontra em situações parecidas com aquelas que viveu na infância, pronto: o inconsciente age segundo seu registro, e você faz exatamente aquilo que tanto recriminou! Para que isso não aconteça, é necessário dar três passos:
• Tomar consciência daquilo que as pessoas fizeram com você, procurando compreender e perdoar, afastando de si o sentimento de revolta e inconformismo;
• Ter vontade de construir sua história de um modo diferente, rejeitando o sentimento de autopiedade;
• Desenvolver ações em sua vida, procurando realizar uma coisa nova a cada dia, por pequena que seja.
Assim você estará construindo uma historia diferente da que viveu na infância com seus pais e educadores, e a água que outrora você reconheceu que não deveria beber, não passará pela sua garganta.
Para você poder dizer: “Desta água não beberei!”, é preciso dar três passos, envolvendo consciência, vontade e ação.
Maria Salette

Nenhum comentário:

Postar um comentário