domingo, 9 de dezembro de 2018

QUEM FOI ALLAN KARDEC E SUAS PRINCIPAIS OBRAS

Allan Kardec foi um dos maiores e mais importantes propagadores da doutrina espírita no mundo. Escritor, educador e tradutor francês, ele nasceu em Lyon, na França, em 03 de outubro 1804 e faleceu aos 65 anos, em 1869.
Seu nome de nascimento era Hippolyte Léon Denizard Rivali, sendo Allan Kardec um pseudônimo. Ele era filho de Jeanne Louise Buhamel e do juiz Jean-Baptiste Antoine Rivail, sendo ambos descendentes de famílias católicas antigas da região, mas isso não impediu que ele fosse criado no protestantismo

SUA VIDA

Allan Kardec começou seus estudos na sua cidade de nascimento e desde jovem mostrou que possuía inclinação para o estudo da filosofia e das ciências. Completou seus estudos no famoso Instituto de Educação Pestalozzi, em Yverdun, na Suíça, como pedagogo, em 1824.
Depois disso, quando retornou para Lyon, ele já dominava diversos idiomas e traduziu assim para o alemão diversas obras didáticas.
No ano de 1828, ele fundou junto de sua esposa, Amélie Gabrielle Boudet, um grande estabelecimento voltado para o ensino, onde ministrou aulas. No ano de 1830, ele alugou uma casa e ali passou a oferecer cursos gratuitos de Física, Química, Astronomia, Anatomia Comparada e muito mais.

O ESPIRITISMO NA VIDA DE ALLAN KARDEC

Por muitos anos, Allan Kardec foi secretário da Sociedade de Frenologia de Paris e assim passou a participar de forma ativa dos trabalhos da Sociedade do Magnetismo. Ali se dedicou a investigar o sonambulismo, o transe, a clarividência e também outros fenômenos.
Foi então, a partir de 1855, que ele começou suas experiências com a espiritualidade. Naquela época, na Europa passava a dar atenção aos fenômenos conhecidos como “espíritas”, e Hippolyte Léon Denizard Rivali abriu mão de sua identidade e suas atividades profissionais e passou a ser Allan Kardec, um nome que teria origem em suas encarnações anteriores.
Pouco tempo depois, em 1856, Kardec publicou, sob seu pseudônimo, “O Livro dos Espíritos” e ali expôs uma nova teoria da vida e também do destino humano. A publicação teve rápido sucesso de vendas e depois disso ele fundou a “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”, havendo sido presidente até sua morte.

AS OBRAS DE ALLAN KARDEC

Allan Kardec deixou onze publicações sobre o espiritismo, estando elas listadas abaixo:
  • Plano Proposto para Melhorias da Instrução Pública, 1828
  • Curso Prático e Teórico de Aritmética, 1824
  • Gramática Francesa Clássica, 1831
  • Catecismo Gramatical da Língua Francesa, 1848
  • Ditados Especiais Sobre as Dificuldades Ortográficas, 1849
  • O Livro dos Espíritos, Parte Filosófica, 1857
  • Revista Espírita, 1858
  • O Livro dos Médiuns, Parte Experimental e Científica, 1861
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo, Parte Moral, 1864
  • O Céu e o Inferno, A justiça de Deus Segundo o Espiritismo,1865
  • A Gênese, os Milagres e as Predições, 1868

Nenhum comentário:

Postar um comentário