quarta-feira, 9 de maio de 2018

Técnicas curiosas para aliviar a dor em poucos minutos


Em nossa sociedade voltada para o bem-estar queremos evitar a dor a qualquer custo.No entanto, como tudo na vida, a dor também chega, pois faz parte da existência de todos.
Queremos que os maus momentos nunca cheguem. Sempre queremos que tudo dê certo, que nos sintamos felizes e desfrutando a vida constantemente. No entanto, às vezes a dor aparece e não sabemos lidar com ela.
Aprender a conviver com a dor, saber que ela chegará e que teremos que enfrentá-la é uma forma de amadurecer e de educar nossas emoções. No entanto, muitas vezes as emoções chegam a se instalar em nós sem que queiramos.
Às vezes é difícil controlá-las, ainda que tenhamos treinado para isso, pois elas surgem em nosso inconsciente.

Técnicas para aliviar a dor em alguns minutos

Não questione estas técnicas e fique pensando se são eficazes ou não. Simplesmente pratique-as e comprove por você mesmo seus efeitos em sua mente e em seu corpo.

Procure seu cantinho especial

Busque um lugar tranquilo e coloque uma música relaxante e algum aroma do qual você gosta e que o relaxe. Você se sente seguro? Sente paz e tranquilidade?
Faça um desenho sobre este lugar. Será uma lembrança do momento de paz e felicidade que você viveu. Não hesite em voltar ao seu cantinho sempre que precisar. Ele servirá para que você se desconecte do exterior e possa se conectar consigo mesmo.
Campo com flores representando o fim da dor

Faça sua própria colagem

Busque em revistas antigas imagens que representem a dor que você quer deixar para trás. Não pense demais; vá recortando e monte a sua colagem.
Quando terminar, pergunte a si mesmo o que você queria representar com sua colagem, que significado ela tem e o que simboliza exatamente.
Observe, respire e desprenda-se do que quer abandonar.

Faça respirações profundas sem pensar em nada

Busque um momento e um lugar tranquilo e deite-se ou sente-se em uma postura cômoda. Tente deixar sua mente em branco.
Feche os olhos e concentre-se apenas na sua respiração. Sinta como seu estômago se incha e como você solta o ar lentamente pelo nariz. Se surgirem pensamentos negativos, deixe-os passar como um mero espectador.
Deixe-se levar pelo fluir da sua respiração.

Ouça música

A música é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas para despertar emoções. A música desperta nossas ondas alfa, as responsáveis pela paz e pela calma.
Coloque uma música que represente a emoção que você quer tirar de si. Sem dúvida você se sentirá muito aliviado.

Rasgue um papel

Pegue um papel, melhor ainda se for colorido, da cor que você acredita que representa a emoção que quer deixar para trás. Rasgue-o devagar sentindo como você passa suas emoções negativas para o papel. Concentre-se.
Dedique cerca de 10 minutos a esta atividade.

Faça rabiscos como uma criança

Rabisque sem pensar. Tente imaginar que todas as suas emoções negativas foram deixadas nestes rabiscos. Dedique o tempo que precisar e comprove se você se sente aliviado ou não.

Outros conselhos para aliviar a dor

Além destas técnicas curiosas, não hesite em acudir a outros métodos mais convencionais:
muher-aliviar-a-dor
  • Não julgue seus sentimentos negativos ou dolorosos. Conviver com eles faz parte do processo de cura. Aceitar é mais conveniente do que lutar contra eles.
  • Desabafe através do choro. O choro nos alivia, permite que nos libertemos. O choro, sem sombra de dúvidas, é como uma corrente que arrasta e leva o que é negativo. Nos sentimos mais relaxados, como se tivéssemos tirado um peso das costas.
  • Fale com alguém por quem você realmente sinta empatia. Falar sinceramente com alguém que tem palavras bonitas para nós, que não nos julga e que nos demonstra carinho pode nos ajudar muito.
  • amenteemaravilhosa